Documentação da integração via FTP @MediaPost

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Introdução

Clientes @MediaPost podem, através da integração via FTP, realizar envios e obter resultados destes.

Esta integração é uma rotina que conecta em um servidor FTP do cliente e captura arquivos com informações da campanha à ser disparada e depois de um tempo determinado publica os resultados desta.

Esta não é uma rotina em tempo real. Caso precise de algo deste tipo, você pode utilizar a integração via API.


O que é preciso?

Para realizar esta integração, você precisa nos fornecer informações abaixo:

1 - Informações de acesso ao FTP

  • Endereço ou IP do FTP
  • Usuário
  • Senha
  • Diretório
  • Porta (padrão é 21)

2 - Informações sobre a rotina

  • Quando deseja receber o resultado do envio:
    Você precisa informar quantos dias o sistema precisa aguardar para publicar os arquivos com o resultado do envio. Exemplo: Publicar o resultado 3 dias depois do envio.
  • Fragmentar envio por quantidade de contatos e intervalos (opcional):
    Para evitar sobrecarga nos servidores que hospedam seu site, é possível definir a fragmentação do envio pela quantidade de contatos e intervalo de horas entre cada disparo.

    Por exemplo, você pode definir que seus envios sejam realizados em lotes de até 5.000 contatos a cada 1 hora. Neste caso, um envio para 50.000 contatos, será dividido em 10 disparos com o intervalos 1 hora.

O envio destas informações deve ser realizado através da Cental de Chamados na própria conta.

Se for cliente, acesse sua conta, clique no menu Suporte, depois em Meus chamados e, por último, clique no botão Novo chamado. Através dele envie as informações acima e solicite a habilitação da integração via FTP


Arquivos de entrada

Arquivos de entrada

Estes são os arquivos com as informações do envio à ser realizado:

  • CONF:
    Este arquivo deve conter os dados do envio, como assunto da mensagem, nome da campanha onde a mensagem será armazenada, data/hora do envio etc.
  • HTML:
    Este arquivo deve conter o código fonte da mensagem em HTML.
  • MAIL:
    Este deve conter os dados dos contatos. Nele podem conter as informações que desejar importar para a conta, por exemplo, nome, e-mail, telefone etc.
    Importante: Deve conter ao menos o endereço de e-mail dos contatos.

Nomenclatura dos arquivos

Os nomes dos arquivos devem seguir o seguinte padrão: MeuEnvio_TIPOARQUIVO_AAAAMMDD

  • MeuEnvio:
    É o nome que vai identificar a campanha. Não é o assunto da mensagem e nem o nome da pasta onde ficará a mensagem. Pode ser, por exemplo, o ID de seu sistema interno.
  • TIPOARQUIVO:
    É o que diferencia os arquivos da mensagem (HTML), a lista de contatos (MAIL) e as configurações do disparo (CONF).
    O tipo do arquivo deve estar sempre em letra MAIÚSCULA.
  • AAAAMMDD:
    É o ano, mês e dia que desejar. Pode ser a data do envio, a data em que os arquivos foram gravados no FTP ou a data que preferir. Você escolhe.
Importante: Os nomes devem ser sempre diferentes de um envio para o outro, pois o robô não irá processar arquivos com nomes que já foram processados anteriormente.

Extensão dos arquivos

Os arquivos HTML, MAIL e CONF não podem ter extensão.


Quantidade de arquivos

A quantidade de arquivos devem ser sempre 3, nunca mais e nem menos.


Arquivos de exemplo

Faça o download dos arquivos de exemplo:

Baixar arquvos de entrada

Importante: Os cabeçalhos dos arquivos CONF e MAIL não podem ser alterados, pois eles são utilizadas pelo sistema para configurar o envio e identificar onde os dados dos contatos devem ser armazenadas.


Rotina de coleta

Os Robôs que coletam os arquivos rodam de hora em hora. Sempre hora zerada, sem minutos. Exemplo: 00, 01, 02 ... 23 horas.


Arquivos de retorno

Arquivos de retorno

São os arquivos com o resultado do envio realizado:

  • ABERTURA:
    Arquivo com todas as aberturas que sua mensagem recebeu. Caso um contato tenha aberto mais de uma vez sua mensagem, ele aparecerá duas vezes neste arquivo. Uma linha para cada abertura.
  • ABERTURAUNICA:
    Arquivo com todas as aberturas únicas que sua mensagem recebeu. Mesmo que o contato tenha aberto mais de uma vez sua mensagem, ela aparecerá apenas uma vez neste arquivo.
  • CLIQUE:
    Arquivo com todos os cliques que os links de sua mensagem recebeu. Assim como no arquivo de aberturas, poderá aparecer mais de uma vez o mesmo contato.
  • CLIQUEUNICO:
    Arquivo com os cliques únicos que os links de sua mensagem recebeu. Assim como o arquivo de aberturas únicas, o contato aparecerá apenas uma vez neste arquivo.
  • RETORNADO:
    Arquivo com os contatos que não foram entregues e o motivo. Neste arquivo, por exemplo, estarão os contatos devolvidos pelo provedor de destino como E-mail Inexistente, Caixa postal cheia etc.
  • CANCELADO:
    Arquivo com todos os contatos que cancelaram o cadastro (opt out).

Nomenclatura dos arquivos

Os nomes destes arquivos seguirão o mesmo padrão dos nomes dos arquivos de entrada: MeuEnvio_TIPOARQUIVO_AAAAMMDD

  • MeuEnvio:
    Mesmo nome que inseriu nos arquivos de entrada.
  • TIPOARQUIVO:
    Esta informação irá mudar de acordo com as informações que terá no arquivo. São elas: ABERTURA, ABERTURAUNICA, CLIQUE, CLIQUEUNICO, RETORNADO e CANCELADO
  • AAAAMMDD:
    Será a mesma data que inseriu nos arquivos de entrada.

Extensão dos arquivos

Os arquivos ABERTURA, ABERTURAUNICA, CLIQUE, CLIQUEUNICO, RETORNADO e CANCELADO não terão extensão, porém estes podem ser abertos com qualquer editor de texto como, Bloco de notas e MS Excel, por exemplo.


Quantidade de arquivos

A quantidade de arquivos serão sempre 6 para cada disparo.


Arquivos de exemplo

Faça o download dos arquivos de exemplo:

Baixar arquvos de retorno


Rotina de publicação

A publicação dos arquivos ocorrerá de acordo com o número de dias, definido quando a integração foi habilitada, após o envio.

Em caso de dúvidas, erros ou informações adicionais, envie um e-mail para suporte@mediapost.com.br